terça-feira, 7 de junho de 2011

Conselho de classe com a pré-escola?

Ouvir os pequenos discutindo educação nos dá a certeza de que desde cedo é importante partilhar o espaço escolar com todos os atores da escola. A participação das crianças com cinco anos de idade tem sido sucesso nas escolas municipais. Incentivá-los a dizer quais são os bons serviços oferecidos pelas instituições de ensino e quais não são é uma forma de promover a qualidade educacional de forma democrática que os levem a prática da cidadania.
Foi emocionante a resposta de Maria, ao ser perguntada sobre o que estava achando do buffet na sua escola. Ela, entusiasmada, respondeu que não coloca mais comida fora, pois serve apenas o que gosta e, já provou até alimentos que antes havia provado, dizendo: "Coloquei um pouquinho só...não é ruim não! Antes a tia colocava muito e ia para o lixo."    
O pré-conselho é um momento para reflexão de todos os agentes educacionais. Equipe diretiva e professores ouvem as reclamações, os elogios e até mesmo as críticas dos alunos da pré-escola e estes, também aprendem a ouvir e perceber o que seus colegas e professores pensam a seu respeito.
Este é um exemplo a ser seguido por mais escolas que também acreditam no futuro da educação.

                                                                                                                                                                                                                               

Um comentário: