segunda-feira, 27 de junho de 2011

PESQUISA DE QUALIDADE NA ESCOLA

Em busca da melhoria melhoria do espaço escolar, a direção da escola entrevista todos os seus alunos, a cada três meses. O objetivo é saber como está o atendimento oferecido aos alunos, objetivando a melhoria do processo escolar. O projeto de qualidade total é realizado individualmente e questiona, através de questionário o atendimento dos serviços de direção, vice-direção, supervisão, orientação, secretaria, cozinha. Quer saber também, como é o tratamento dos servidores da merenda, além, é claro, se os alimentos oferecidos aos alunos são de boa qualidade. As perguntas buscam esclarecer, inclusive, como os discentes são tratados pelos professores e pelos servidores da Biblioteca e ainda, o que acham da limpeza da escola e se gostam das atividades desenvolvidas para eles. 
Desta forma, a direção da escola quer saber como a comunidade escolar está vendo a instituição educacional que frequentam e, desta forma, apresentar estratégias para melhorias do que nao está a contento.e, consequentemente, oferecer um espaço com mais qualidade aos seus alunos, o que, com certeza, contribuirá para o sucesso escolar dos seus educandos.

PROJETO SOLETRANDO

Buscando despertar o interesse dos alunos pela leitura, através da soletração de palavras, letras e desenhos, proporcionando momentos de descontração e aprendizagem, a direção de uma escola municipal apresentou o PROJETO SOLETRANDO para sua comunidade escolar.
O projeto vem despertando o interesse dos alunos que, preocupados em 'não fazer feio', estão estudando muito para que nos dias 14 e 15 de julho possam concorrer às vagas e buscar a primeira colocação na etapa final.
A Biblioteca Pública está apoiando os candidados como forma de estimular a leitura. Permanece em pleno funcionamento no horário do recreio. A Bibliotecária acredita que "este é o caminho para estimular a leitura nas nossas crianças e formar cidadãos mais preparados para a vida lá fora".

Ilustro com o sábio Bill Gates:

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.

Parabenizo a iniciativa da diretora da escola! São atitudes como esta que qualificam a educação municipal e nos fazem acreditar que é possível um futuro melhor. Acolhendo as crianças teremos homens melhores.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Conselho de classe com a pré-escola?

Ouvir os pequenos discutindo educação nos dá a certeza de que desde cedo é importante partilhar o espaço escolar com todos os atores da escola. A participação das crianças com cinco anos de idade tem sido sucesso nas escolas municipais. Incentivá-los a dizer quais são os bons serviços oferecidos pelas instituições de ensino e quais não são é uma forma de promover a qualidade educacional de forma democrática que os levem a prática da cidadania.
Foi emocionante a resposta de Maria, ao ser perguntada sobre o que estava achando do buffet na sua escola. Ela, entusiasmada, respondeu que não coloca mais comida fora, pois serve apenas o que gosta e, já provou até alimentos que antes havia provado, dizendo: "Coloquei um pouquinho só...não é ruim não! Antes a tia colocava muito e ia para o lixo."    
O pré-conselho é um momento para reflexão de todos os agentes educacionais. Equipe diretiva e professores ouvem as reclamações, os elogios e até mesmo as críticas dos alunos da pré-escola e estes, também aprendem a ouvir e perceber o que seus colegas e professores pensam a seu respeito.
Este é um exemplo a ser seguido por mais escolas que também acreditam no futuro da educação.